Boletim Eletrônico do Observatório de Direitos Humanos na América Latina
O Observatório é um projeto de extensão e pesquisa desenvolvido pelo Programa de Estudos de América Latina e Caribe (PROEALC) a partir de desdobramentos de uma série de encontros que resultaram em Simpósios Internacionais sobre o tema, desde o ano de 2004. Tal experiência foi fundamental para reunir diferentes estudos e atividades que já vinham pensando a temática e para verificar a importância de se criar um fórum permanente de discussão sobre essa questão. Tais iniciativas culminaram na realização do I Seminário Internacional Direitos Humanos, Violência e Pobreza: a situação de crianças e adolescentes na América Latina hoje, que teve como sede a Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
O projeto proposto consiste, prioritariamente, no levantamento empírico dos diferentes enfoques sobre como a questão dos Direitos Humanos vêm sendo veiculada pelos principais meios de comunicação impressos e virtuais da América Latina, e suas repercussões especialmente junto aos Estados da região, no que se refere à implementação ou não de políticas públicas efetivas de controle ou superação de suas demandas. A cronologia dessas notícias, bem como a análise dos registros mais significativos e os aportes teóricos necessários para se dar conta da temática dos Direitos Humanos, por sua vez, são sistematizados e apresentados no site do Programa, no Boletim Eletrônico do Observatório de Direitos Humanos na América Latina e nas demais publicações científicas relacionadas ao tema.
O objetivo central desse projeto é desenvolver uma investigação quantitativa e qualitativa que propõe um questionamento do papel social dos jornais e revistas latino-americanas, enquanto formadores de opinião, realizando as necessárias mediações teóricas entre a investigação realizada e a totalidade analisada. O acompanhamento de tais notícias é diário.
Boletim ODH Nº50
Boletim ODH Nº49
Boletim ODH Nº33
Boletim ODH Nº30
Boletim ODH Nº29
Boletim ODH Nº27
Boletim ODH Nº26
Boletim ODH Nº25